A cirurgia torácica é a especialidade médica que auxilia na investigação e no tratamento de doenças não só do sistema respiratório, como também de outras áreas mais específicas na caixa torácica como mediastino, parede torácica e no tratamento da hiperidrose.

O cirurgião torácico deve ser procurado sempre que houver alguma dúvida quanto ao surgimento de uma patologia relacionada. A Cirtórax é formada por profissionais com ampla experiência nas diversas modalidades de tratamento de doenças torácicas, incluindo procedimentos e cirurgias minimamente invasivas garantindo ao paciente segurança, maior conforto e recuperação pós-operatória.

Muitos pacientes, ao receberem o resultado de um exame que aponte um nódulo pulmonar, rapidamente o associam ao câncer de pulmão. Mas, em 90% dos casos, os nódulos são benignos.

Os nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose.

É importante que o paciente não perca a oportunidade de fazer um diagnóstico de câncer de pulmão, junto a um cirurgião torácico. Não é preciso se desesperar, mas é preciso ficar atento!

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres. Anualmente, morrem mais pessoas de câncer de pulmão do que de câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata combinados.

A doença se desenvolve a partir do crescimento desordenado de células, provocando o aparecimento de um tumor, que pode inclusive ter a capacidade de se disseminar para outras partes do corpo.

O câncer de pulmão pode ser diagnosticado pelo rastreamento em suas fases iniciais, no entanto a maior parte dos casos são detectados porque já estão provocando sinais e sintomas.

O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Depende muito do estadiamento no momento do diagnóstico.